Vice-Presidente visita Estação de Tratamento de Água de Kifangondo e Candelabro

Mpla quer ver concluído os projectos estruturantes de captação e distribuição de água

PortalMPLA, 12 NOVEMBRO 19 (TERÇA-FEIRA)- A Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, efectuou (12/11) uma visita de campo ao município de Cacuaco, para constatar o estado de funcionamento da Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA) de Kifangondo e o grau de execução das obras da nova estacão localizada no Candelabro.

A dirigente acompanhada pelos membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, começou por receber informações detalhadas sobre o fornecimento de água às populações a partir da Estação de Kifangondo.

Ao verificar in loco o processo de produção da água tratada, Luísa Damião disse que a iniciativa pretendeu gerar uma maior interação com a direcção da empresa , e aferir o andamento das obras, no sentido de ver melhorado o fornecimento de água de forma contínua e eficiente a província de Luanda, em particular ao município de Cacuaco.

Estação de Candelabro

Em acto contínuo, a comitiva seguiu para às instalações da futura Estação de Captação e Tratamento de Água de Candelabro, que dista cerca de um quilómetro e meio da Estação de Água de Kifangondo, cujas obras estão orçadas em 122 milhões de usd.

A conclusão da estação está prevista para 2020, e o grau de execução das obras está na fase três da referida empreitada. O director do projecto ETA Candelabro, Daniel Germano Nunes, disse que neste momento está a ser reabilitada e ampliada a subestação eléctrica para garantir a capacidade energética necessária após a conclusão da fase três .

A construção que teve início em 15 de Março de 2017 para um prazo de execução de 18 meses, está a cargo da construtora chinesa China Machinery Engineering e foi consignada em Setembro de 2016.

Com a sua conclusão, o empreendimento vai beneficiar aproximadamente um milhão de pessoas alçadas ao Distrito Urbano do Sequele, Panguila, Cacuaco, Cazenga, Mulenvos e Comuna da Funda.

O projecto ETA Candelabro tem como objectivo aumentar a capacidade de produção de água potável de 120 mil para 210 mil metros cúbicos para beneficiar os habitantes de Cacuaco e arredores.

A visita as instalações operacionais das estacões está a ser realizada com o objectivo de compreender o processo de saneamento e o percurso que a água faz até chegar às casas, proporcionando aos membros do SBP e a comitiva a vivência dessa realidade.

Nesta visita técnica, estiveram igualmente presentes o Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo, assim como os membros de direcção do Comité Provincial do Partido de Luanda e do Cacuaco e os responsáveis técnicos das estacões de Kifangondo e Candelabro.

DG/HT

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias