VP DO MPLA: João Loureço toma posse no Conselho da República

A cerimónia foi orientada, nesta 2ª feira (24), em Luanda, pelo Chefe de Estado angolano, Presidente José Eduardo dos Santos.

Luanda, 24 ABRIL 17 (2ª FEIRA) – O vice-presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, tomou posse, nesta 2ª feira (24), em Luanda, como membro do Conselho de República de Angola, órgão colegial de consulta do Chefe de Estado, Presidente José Eduardo dos Santos.

Nos termos da Constituição angolana, integram este conselho, o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, os presidentes dos partidos políticos e das coligações de partidos políticos representados na Assembleia Nacional e 10 cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato.

Ainda segundo a carta magna, os antigos chefes de Estado, que não tenham sido destituídos do cargo, têm, igualmente, assento no Conselho da República.

No que se refere ao MPLA, particularmente, é representado pelo seu vice-presidente, a segunda individualidade na hierarquia do Partido, pelo facto de o seu Presidente ser, simultaneamente, o Chefe de Estado.

O Camarada João Lourenço, actual candidato do MPLA a Presidente da República de Angola, iniciou as suas funções de vice-presidente do Partido a 30 de Agosto de 2016, substituindo, nesse dia, Roberto de Almeida, membro do Bureau Político.

Internamente, o vice-presidente coadjuva o Presidente do MPLA, cabendo-lhe coordenar a acção política e acompanhar a actividade administrativa das estruturas que lhe sejam incumbidas por este, pelo Comité Central, pelo Bureau Político e pelo Secretariado do BP.

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias