VP Luísa Damião destaca contributo da igreja na luta pela Independência Nacional

No encontro mantido com os estudantes da Universidade Metodista de Angola , a Vice-Presidente realçou o papel preponderante que a igreja desempenhou na luta de libertação nacional contra o jugo colonial português

PortalMPLA, 14 NOVEMBRO 19 (5ª FEIRA) - A Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião reconheceu hoje, (14) em Luanda, o papel preponderante que a igreja desempenhou na luta de libertação nacional contra o jugo colonial português.

Esta afirmação foi feita durante um encontro que a dirigente manteve com a comunidade académica da Universidade Metodista de Angola onde realçou o desempenho das igrejas protestantes no despertar dos nativos para o processo de libertação.

O encontro da Vice-Presidente com os estudantes universitários serviu também para render, “a nossa singela homenagem à todas as igrejas pelo seu notável contributo na heróica luta de libertação de Angola e a conquista da Independência Nacional".

Luísa Damião precisou que a igreja sempre acompanhou o processo do surgimento da consciência nacionalista, tendo assumido o papel de formação de quadros com o propósito de criar homens e mulheres livres da colonização.

A Vice-presidente do MPLA referiu que os processos de transformação política, social e económica do país contam com a contribuição das igrejas como parceiras indispensáveis na sua missão social e de disseminar o evangelho, auxiliando deste modo as populações.

Neste sentido, expressou o reconhecimento pelo árduo trabalho que a igreja tem feito no resgate dos valores morais, éticos e cívicos , “missão que encorajamos e reputamos de muito importante nos dias que correm mormente na nossa juventude”.

Por sua vez, o Bispo da Igreja Metodista, Gaspar João Domingos asseverou que "a história de Angola se confunde com o história desta igreja, porque desde a sua origem houve sempre uma missão libertadora, olhando para as causas sociais e para a necessidade da melhoria da condição de vida das populações".

O evento, testemunhado por estudantes dos vários cursos da instituição contou com a presença dos membros do Secretariado do Bureau Político , entre os quais o Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva entre académicos e chefes dos distintos departamentos das unidades orgânicas da universidade.

DN/HT

/Foto : DG

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias