CC DO MPLA/2ª SESSÃO: Discurso de abertura do Camarada Presidente

“DEVEMOS TRABALHAR COM O POVO E PARA O POVO” – 02.12.16.

 

Luanda, 02 DEZEMBRO 16 (6ª FEIRA) - Discurso pronunciado pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na abertura, sexta-feira (02), no Complexo Turístico Futungo 2, em Luanda, da 2ª Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA.

“Ilustres membros do Comité Central,

Caros camaradas,

Este ano, realizámos com êxito o VII Congresso Ordinário do MPLA, renovámos a sua Direcção e aprovámos a Moção de Estratégia do Líder, que contém as orientações fundamentais para o próximo mandato 2017-2022.

Com base nessas orientações, reajustámos os órgãos executivos do Partido e efectuou-se uma remodelação parcial do Executivo, com vista a melhorar a disciplina e a garantir maior transparência e eficiência na gestão da coisa pública, como recomendou o VII Congresso do MPLA.

Os primeiros resultados obtidos são, por um lado, a melhor coordenação da actividade do Secretariado do Bureau Político e a sua articulação mais eficaz com a Bancada Parlamentar do MPLA e com o Executivo, e, por outro, a melhor coordenação da política macroeconómica, com reflexos positivos na execução da política monetária, fiscal e de rendimentos e preços e na economia real.

Assim, registou-se uma desaceleração da inflação, que em Julho estava em 4,4 por cento e em Outubro baixou para cerca de 1,6 por cento. No mercado, os preços dos produtos da cesta básica baixaram em mais de 50 por cento e verificou-se a retoma da actividade das empresas que estavam a paralisar, o restabelecimento da execução dos contratos de investimentos públicos em vários domínios e o aumento do emprego.

A execução da Estratégia para a Saída da Crise ganhou um novo fôlego, a implementação do programa de adequação do Banco Nacional de Angola e do sistema bancário nacional à legislação nacional e internacional e às boas práticas universais está no bom caminho, assim como a reorganização e melhoria da gestão da SONANGOL.

 

Camaradas,

 

Temos agora três grandes tarefas pela frente para o futuro imediato. A primeira é aprovar os documentos reitores para a actividade do Partido no próximo ano. A segunda é contribuir para a conclusão com êxito do registo eleitoral. A terceira, contribuir para que o país tenha as condições necessárias para a realização das Eleições Gerais em 2017.

Os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA devem todos actualizar ou obter o seu cartão de eleitor, para estarem prontos para votar em 2017. O Comité Central, nesta sessão, vai aprovar a Estratégia Eleitoral do Partido, onde estarão expressas as orientações que todas as estruturas deverão cumprir.

O nosso objectivo é ganhar as eleições com maioria qualificada ou, no mínimo, com maioria absoluta. E o segredo estará na disciplina, na união e coesão de todos, em torno dos nossos candidatos no processo da campanha eleitoral e no momento da votação.

Devemos trabalhar com o povo e para o povo, rumo à vitória e celebrarmos condignamente o 60.º aniversário do MPLA, que se aproxima.

Declaro aberta a reunião do Comité Central, desejando a todos muitos êxitos”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido

Foto: DDS