CC DO MPLA: Discurso do Presidente do Partido na 2ª Sessão Extraordinária

Camarada José Eduardo dos Santos, nesta 6ª feira (25.05.18), em Luanda, no acto de abertura.

“Camarada Vice-Presidente do MPLA,

Camarada secretário-geral,

Camaradas membros do Comité Central,

Esta reunião do Comité Central tem como único objectivo aprovar a resolução sobre a realização do 6.º Congresso Extraordinário do MPLA e o respectivo cronograma para a sua preparação e realização.

O MPLA está a viver a fase de transição política ao nível da sua Presidência, que culminará com a eleição de um novo Presidente, no próximo Congresso Extraordinário do Partido, em resultado da vontade manifestada pelo actual Presidente, de abandonar a vida política no ano de 2018, apesar de o seu mandato regular terminar em 2021, por força dos Estatutos do MPLA.

Na altura, recordo-me de ter dito, em linhas gerais, aqui nesta sala, que tudo que tem um começo deve ter um fim, porque é assim a dialéctica da vida.

Mas, na verdade, na vida do nosso Partido, o fim de um ciclo deve ser o recomeço de outra fase da sua existência.

O Partido deve saber reter tudo que fez de positivo e lhe permitiu chegar à fase em que nos encontramos e estabelecer novos objectivos para os seus militantes, visando materializar os ideais proclamados pelo MPLA, desde a sua fundação.

Esta é uma transição que todos desejamos que se processe de forma pacífica e natural, sem quaisquer sobressaltos, demonstrando-se, assim, a maturidade política do MPLA, como um Partido com mais de 60 anos de existência, que soube sempre superar momentos difíceis, congregar os seus militantes, mobilizar o povo e manter a sua unidade e coesão, para alcançar as vitórias mais retumbantes da história moderna de Angola.

A chave do sucesso do MPLA foi  no passado, como é  no presente e será no futuro, a unidade, a capacidade de cerrar fileiras perante as adversidades, a clareza da sua linha política e a determinação em alcançar os objectivos traçados.

Distintos camaradas, Devemos, desde já, mobilizar todos os Comités Provinciais do Partido e, de um modo geral, todos os militantes, simpatizantes e amigos para a realização das tarefas preparatórias do 6.º Congresso Extraordinário. Declaro aberta a presente sessão do Comité Central do MPLA.

Muito obrigado!”.

/Sede Nacional do Partido

Foto: DDS