História

A OMA é a maior Organização Politica do MPLA que trabalha na mobilização, sensibilização e educação das mulheres desde os primórdios da luta de libertação nacional. Foi fundada em 1962 na Republica Democrática do Congo por um grupo de mulheres angolanas que se encontravam neste país onde o MPLA, na altura movimento que lutava pela Independência de Angola tinha a sua Direcção. Durante este tempo a OMA mobilizou as mulheres para a participação em todas as tarefas da revolução desde a alfabetização a prestação de apoio social aos guerrilheiros e participando também nos combates.

78 Oma Na Luta Da Independência

As cinco heroínas angolanas, Deolinda Rodrigues, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Teresa Afonso e outras anónimas personificam a luta das mulheres angolanas.
Os grandes projectos levados a cabo pela OMA no domínio político, económico, social e cultural circunscrevem-se em acções como educação para a cidadania, educação para a saúde, combate a pobreza, analfabetismo, violência, solidariedade, apoio social e jurídico prestado às famílias vítimas de violência.
A sua maturidade e o prestígio alcançado durante estes anos fez com que ela assumisse vários cargos em organizações internacionais.

CRESCIMENTO DA ORGANIZAÇÃO
Sendo actualmente a maior Organização social do país, com mais de dois milhões e quinhentos mil membros enquadrados em mais de 49 mil secções no interior e exterior do país, a OMA cresceu desde o último congresso realizado em 2005 em que se reflecte na adesão de mulheres provenientes de todas as classe sociais, idades, profissões e religiões, que se evidenciaram em verdadeiras mobilizadoras nas eleições legislativas de 2008, em que o nosso partido saiu amplamente vitorioso.
Hoje os membros da OMA representam 51% do total de militantes do MPLA.

Dirigentes da Organização

Mariana Anapaz “ Manana”
Presidente da OMA,1962-1964

Catarina Garcia Bernardes de Jesus “ Zinha de Jesus”
Presidente da OMA, 1964-1965

Lucília Evelize do Sacramento Neto “Zizi”
Presidente da OMA 1965-1966

Luísa Mateus Pereira Ingês
Coordenadora Nacional 1974-1977

Maria Martins Carlos
Coordenadora Nacional da OMA1969-1972 e 1977-1978

Maria Ruth Neto
Coordenadora Nacional e Secretária Geral da
OMA,1972-1974 e 1976-1999