Chefe de Estado angolano termina visita ao Quénia

Nairobi (Dos enviados especiais) – O Presidente da República, João Lourenço, deixou, na tarde deste sábado, a cidade de Nairobi, Quénia, onde cumpriu uma visita oficial, de dois dias, a convite do seu homólogo, William Ruto.

No Aeroporto Jomo Kenyatta, o Estadista angolano, acompanhado da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de despedida do seu homólogo Wiliam Ruto, entre outras individualidades.

No cumprimento da agenda da visita, João Lourenço reuniu-se com William Ruto, com quem abordou questões de interesse bilateral, com realce para o reforço da cooperação económica entre os dois países.

Na sequência, os Estadistas assistiram à assinatura de 11 instrumentos jurídicos, para o reforço da cooperação nos domínios da Saúde, Agricultura, Ambiente, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Turismo, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Transporte e Cooperação Marítima, Comércio e Indústria, Juventude, entre outros.

Fez igualmente parte, um Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura, do Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quénia.

A cooperação entre os dois países será, igualmente, alicerçada pelo Memorando de Entendimento entre a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e a Escola do Governo do Quénia no Domínio do Desenvolvimento de Capacidades no Serviço Público.

Antes de deixar o Quénia, o Chefe de Estado angolano foi ao Mausoléu de Jomo Kenyatta, o primeiro Presidente do país, para prestar homenagem ao falecido Estadista. 

A relação de amizade entre ambos os povos remonta aos anos da luta pela  independência dos angolanos, quando o então Presidente da República do Quénia, Jomo Kenyatta, reuniu à mesma mesa, em 1975, os líderes dos movimentos de libertação de Angola, para o alinhamento de uma visão comum sobre a sua libertação. 

Mas a cooperação, no sentido lato da palavra, ganhou corpo a partir de 2010, quando a Kenya Airways começou a voar para Luanda, ao abrigo de um acordo no sector dos transportes aéreos, assinado um ano depois, em 2011. 

Entretanto, em 2014, Angola e o Quénia assinaram quatro acordos que vieram reforçar a cooperação bilateral, designadamente, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural; o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República do Quénia; o Acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral; o Acordo para Operação de Serviços Aéreos entre e para além dos respectivos territórios, no domínio dos transportes. ART/VIC/ADR 


Fonte: ANGOP https://www.angop.ao/noticias/politica/sob-embargo-presidente-da-republica-termina-visita-ao-quenia/