O Ministro da Administração e Território, Dionísio Manuel da Fonseca inaugurou terça-feira, 28, em Saurimo, província da Lunda-Sul, o primeiro edifício administrativo autárquico, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Erguido no bairro Txizainga II, o edifício possui 16 compartimentos, dos quais dois auditórios com a capacidade para 86 e 50 pessoas respectivamente, onde os serviços autárquicos e administrativos estarão interligados de forma autónoma.
Ao intervir na cerimônia inaugural, o ministro Dionísio da Fonseca disse que a inauguração do edifício é um passo para o processo de institucionalização das autarquias locais a nível de todo território nacional.
“O processo autárquico compreende uma série de dinâmicas, uma delas é a criação de infra-estruturas administrativas que assegurem a realização das eleições e permitir que os representantes tenham um local para trabalhar”, referiu.
Acrescentou, que em cada um dos 164 municípios do país, foram identificadas e avaliadas infra-estruturas onde funcionam as administrações municipais, para serem reabilitadas e ampliadas.
“O Executivo tem dado passos concretos, para a criação de condições que permitam a concretização das eleições autárquicas”, garantiu.
Entretanto, o Governador da província da Lunda-Sul, Daniel Félix Neto, presente no acto, enalteceu o facto de o primeiro edifício autárquico ser inaugurado nesta localidade, e que o mesmo vai garantir melhores condições de trabalho aos futuros funcionários administrativos.