VICE-PRESIDENTE DO MPLA INFORMADA SOBRE CRIAÇÃO DA CÁTEDRA AGOSTINHO NETO

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, manteve, nesta quinta-feira(07), na Sede Nacional do Partido, um encontro de cortesia, com a conceituada docente universitária italiana Mariagrazia Russo, com quem abordou as linhas gerais do projecto multifacético de pesquisa científica, sobre a criação da “Cátedra Agostinho Neto”.

Para Mariagrazia Russo, o encontro com a Vice-Presidente do MPLA, marca o ponto mais alto de um leque de actividades, que efectuará durante dois dias em Angola, onde vai divulgar e debater com as várias franjas da sociedade, os contornos da referida obra científica, que dispõe-se em veicular, um pouco por toda a Europa, o estudo da língua, da literatura e da cultura angolana.

Segundo a reitora da Faculdade de Interpretação e Tradução da Universidade dos Estudos Internacionais de Roma(UNINT), da Itália, durante a conversa com Luísa Damião, aproveitou a ocasião para transmitir um abraço ao Presidente João Lourenço, que durante a última visita de estado feita a Itália, conseguiu posicionar Angola como um dos parceiros importantes quer a nível político, mas sobretudo económico.

“Informei a Vice-Presidente do MPLA, duas coisas muito importantes, que temos feito em Itália no âmbito do projecto Cátedra Agostinho Neto”, salientou Mariagrazia Russo.

A primeira, destacou,“ é o busto de Agostinho Neto, que colocamos num jardim, perto de uma escola frequentada por muitos alunos”, adiantando que, “é o primeiro e único busto de um africano em Roma”.

“Depois tivemos o orgulho e o grande privilégio de outorgar o título de Doctor Magistralis Honoris Causa á escritora Maria Eugénia Neto, viúva do Primeiro Presidente de Angola, pela defesa do multilinguismo em Angola e salvaguarda das minorias culturais”, afirmou a professora de Língua Portuguesa e de Literatura Africana.

A vinda da professora Mariagrazia Russo ao País, enquadra-se no âmbito de recolha de informações para enriquecer os dados que possui, sobre o Saudoso Drº António Agostinho Neto, Fundador da Nação e Primeiro Presidente da República de Angola.

Recorde-se que a Fundação António Agostinho Neto, a União dos Escritores Angolanos e a Universidade de “Roma True”, assinaram em Março de 2014, um acordo consubstanciado para a criação da Cátedra Agostinho Neto.