VICE-PRESIDENTE DO MPLA DISTINGUIDA FIGURA FEMININA DE MÉRITO

Em uma cerimônia marcante realizada em Luanda, nesta sexta-feira (22), a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, foi homenageada como uma figura feminina de destaque, reconhecendo-se sua influente atuação política e sua contribuição significativa para o desenvolvimento social.

Este reconhecimento foi promovido pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola), integrando as celebrações do Março-Mulher, com o objetivo de exaltar as lideranças femininas e o impacto positivo de suas ações na transformação social do país.

Em seu discurso, Luísa Damião expressou sua gratidão e dedicou o prêmio a todas as mulheres angolanas, enaltecendo-as por sua resiliência, determinação e papel fundamental como promotoras do desenvolvimento e da paz. Destacou, ainda, a importância da liderança do Presidente João Lourenço no avanço da valorização feminina, evidenciada pela presença de mulheres em posições de alta liderança dentro do MPLA, na Vice-Presidência da República de Angola e na Presidência da Assembleia Nacional.

Reforçando o compromisso e a missão das mulheres em diversos setores da sociedade angolana, a Vice-Presidente enfatizou que este reconhecimento serve como um estímulo para que todas continuem a se empenhar ainda mais em suas respectivas áreas de atuação.

A cerimônia de homenagem não apenas celebrou a trajetória de Luísa Damião, mas também reconheceu outras mulheres notáveis que se destacaram em 2023 nos âmbitos político, social e cultural. Entre as homenageadas estavam a jornalista da TPA, Fernanda Manuel, e as integrantes do renomado grupo musical, “As Gingas do Maculusso”.

O evento foi enriquecido com apresentações culturais de renomados artistas, como Celso Mambo, Dina Santos, Calabeto, Dom Caetano e As Gingas do Maculusso, e incluiu uma especial homenagem póstuma ao estimado cantor Justino Handanga, celebrando sua memória e contribuição à cultura angolana.