LUÍSA DAMIÃO E MINISTRO VIETNAMITA REFORÇAM PARCERIA EM AGRICULTURA E COMÉRCIO

Luanda – ​O ​ministro da Educação​ e Formação da República​ Socialista do Vietnam​e, ​Ngunyen Kim Som​, apresentou esta terça-feira, em Luanda, cumprimentos de cortesia à vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, e parabeniz​ou ​este partido pela vitória ​alcançada nas eleições​ gerais de 2022​.

​A saída do encontro, o governante vietnamita disse à imprensa que aproveitou para informar a vice-presidente do MPLA os níveis de cooperação entre Angola e o ​Vietname, bem como a necessidade de fortalecer os mesmos.

Apontou que os dois países cooperam em vários domínios, com destaque na educação e saúde.

No entanto, Ngunyen Kim Som​ sublinhou que o seu país pretende investir em grande escala nos sectores da agricultura e do comércio.

Destacou que para além das boas relações políticas diplomáticas entre os dois países o foco para os próximos tempos será em investir cada vez mais no mercado angolano.

Relações

Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975​ e em 1978​ assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos inseridos nas áreas social, económica, bem como no domínio técnico-científico.

Tradicionalmente, as relações entre os dois países cinge-se aos domínios da agricultura, saúde, educação e comércio. ​Dados apontam que existem cerca 20 empresas privadas vietnamitas a trabalharem em Angola.

Situado no sudeste asiático, o Vietname possui uma economia com pendor nos sectores electrónico, industrial e no agro-negócio.