O Secretário do Bureau Político do MPLA encarregado das Relações Internacionais, Manuel Augusto, esteve reunido nesta quinta-feira (16) em Luanda com o embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, para discutir o fortalecimento da cooperação e intercâmbio político-partidário entre as duas nações.
Após um encontro marcado pela cordialidade, Zhang Bin mencionou que houve um consenso em diversos pontos de interesse mútuo entre os dois partidos políticos (MPLA e o Partido Comunista Chinês-PCCh). O embaixador salientou a qualidade das relações bilaterais, ressaltando o interesse mútuo em aprofundar a cooperação em áreas como a formação de quadros e a troca de experiências governamentais, entre outras.
“Discutimos principalmente sobre as relações entre os partidos governantes de ambos os países”, disse o embaixador, que também aproveitou a ocasião para expor a história, a situação atual e o contexto da questão de Taiwan na China.
Zhang Bin expressou que o MPLA reiterou seu apoio aos princípios da política de “Uma Só China”, reconhecendo Taiwan como uma parte inseparável do território chinês.
“A China agradece a Angola por sua posição justa em relação à questão de Taiwan”, destacou o embaixador Zhang Bin.
Ele lembrou que Taiwan é considerada parte da China historicamente. Em 1971, a 26ª sessão da Assembleia Geral da ONU adotou a Resolução 2758, que afirma a existência de uma única China no mundo, reconhecendo Taiwan como parte do território chinês e estabelecendo que o governo da República Popular da China é o único representante legal da China nas Nações Unidas.