OMA DOA BENS AO HOSPITAL GERAL DE VIANA

Luanda, 06.07.24 – A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, realizou neste sábado (06), no distrito do Zango, município de Viana, a doação de 80 toneladas de diversos bens de primeira necessidade e material de biossegurança ao Hospital Geral de Viana “Bispo Emílio de Carvalho”. Esta ação visa reforçar o estoque de materiais usados diariamente na instituição.

Este gesto solidário faz parte da responsabilidade social da OMA e contou com a colaboração da Empresa Suave, parceira da Organização em ações de solidariedade.

Durante a cerimônia de entrega, Joana Tomás destacou que a OMA, como organização social do MPLA, tem promovido ações semelhantes em vários hospitais, com ênfase nas campanhas de intervenções cirúrgicas da fístula obstétrica, uma patologia causada pela ruptura no canal vaginal devido a partos complicados e ao acesso limitado aos cuidados de saúde materna.

Entre os bens entregues estão kits de testes rápidos de Covid-19, caixas com máscaras, luvas cirúrgicas, papel higiênico, fraldas para adultos e crianças, lixívia, sabão, álcool gel, toalhas de mão, detergentes, aventais descartáveis à prova d’água, produtos de higiene e limpeza, entre outros.

O diretor geral do hospital agradeceu a doação, ressaltando que a instituição está localizada em uma área de alta densidade populacional e atende mais de 800 utentes por dia, especialmente na área materno-infantil, onde os esforços têm sido redobrados para atender às demandas.

Para compreender melhor o estado de organização e funcionamento da infraestrutura sanitária, Joana Tomás realizou uma visita guiada às instalações, recebendo informações detalhadas sobre os diversos procedimentos de atendimento diário dos pacientes que buscam os serviços primários de saúde.

Em uma conversa descontraída com a Secretária-Geral da OMA, os pacientes expressaram satisfação com os serviços prestados pelos diferentes corpos clínicos, desde a recepção até as condições de internamento e administração de receitas médicas, evidenciando o grande investimento do governo angolano liderado pelo Presidente da República, João Lourenço.

Inaugurado em 12 de abril deste ano pelo Chefe de Estado, João Lourenço, o Hospital Geral Bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho possui uma capacidade instalada de 308 camas, sendo cerca de metade destinadas aos cuidados de saúde da mulher e da criança. A unidade hospitalar gerou aproximadamente 700 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos, com 96% de nacionais e 4% de expatriados em diversas categorias.

O hospital foi construído com o objetivo de ser uma unidade de nível terciário com infraestruturas modernas, onde ciência, tecnologia e inovação se unem para oferecer serviços médico-cirúrgicos de excelência e alta complexidade à população.

MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR