Luanda, 03 de Setembro de 2024
O Secretariado Executivo Nacional da OMA defendeu hoje, em Luanda, a necessidade de maior inclusão de pessoas com deficiência em diversos setores da vida pública, destacando o mercado de trabalho, transportes públicos, serviços básicos de saúde, instituições de ensino superior e o acesso facilitado à habitação. Esta posição foi apresentada durante o 2.º Fórum sobre os Direitos de Pessoas com Necessidades Especiais, promovido pela OMA.
Evento e Participações
A sessão de abertura do fórum, realizada no Memorial Dr. António Agostinho Neto, foi presidida por Graciete Sungua, Coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Nacional, representando a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás. Graciete Sungua destacou a preocupação da OMA e de seus parceiros sociais com a situação das pessoas com deficiência no país, organizando eventos nacionais para refletir sobre os problemas enfrentados por essa parte da sociedade.
Preocupações e Debates
Graciete Sungua lamentou que as pessoas com deficiência sejam frequentemente relegadas a um segundo plano, sendo privadas de direitos e oportunidades para sua afirmação social. Luísa Mendonça, presidente da Associação Angolana de Direito e Inclusão das Mulheres com Deficiência, elogiou a dedicação da OMA à causa das mulheres com deficiência, destacando o papel da organização no empoderamento dessas mulheres.
Durante os debates, foram abordados temas como o acesso ao emprego, habitação, transportes públicos, acessibilidade em instituições públicas e privadas, além de questões de discriminação e responsabilidade civil, criminal e disciplinar.
Contribuições dos Palestrantes
O fórum contou com a participação de preletores como Acácio Manuel, consultor do Secretário de Estado do Urbanismo e Habitação; Edgarda Bandeira Sacramento Neto, diretora geral do Instituto Nacional de Qualificações (INQ); o jurista João Pedro; e Manuela Mendes, diretora geral do Hospital Azancot de Menezes.
Participantes
O evento, organizado em parceria com a Associação Angolana de Direito e Inclusão das Mulheres com Deficiência, reuniu membros do Secretariado Executivo Nacional da OMA, a Secretária Provincial da OMA de Luanda, Luzia Policarpo, e representantes de diversas associações de deficientes físicos.