Luanda, 05 de Setembro de 2024
Uma delegação do MPLA, liderada por Maricel Capama, Secretária do Bureau Político para Política Social, está em visita à Vila de Cazombo, no município do Alto Zambeze, província do Moxico, de 5 a 7 de setembro. A delegação participará no sábado (07) na 10.ª Edição do Festival Tradicional Luvale, representando a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.
Composição da Comitiva
A comitiva inclui o Primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA do Moxico, Ernesto Muangala, o Coordenador do Grupo de Acompanhamento à província do Moxico, Pedro Teta, e membros do Secretariado do Bureau Político, como Pedro Neto, Joana Tomás, Gonçalves Muandumba, Antonieta Baptista, Hemingarda Fernandes e Crispiniano dos Santos.
Destaques do Festival
O Festival Internacional Tradicional Luvale, conhecido localmente como Likumbi ya Vaka Cinyama, celebra os hábitos e costumes do povo Luvale, presente na região Leste de Angola e na República da Zâmbia. O ponto alto do festival será a entronização de Sua Majestade V Rainha Nyakatolo “Ana Bela Ngambo Kaumba”.
O evento, que ocorre anualmente desde 1956, inclui uma palestra sobre o papel da Rainha Nyakatolo na consolidação da paz e unidade nacional, recepção de visitantes de diversos municípios e países, além de apresentações culturais e danças tradicionais.
Participação de Autoridades
Entre os participantes estão o Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, o deputado Nvunda das Neves Salucombo, e diretores do Centro de Documentação e Investigação Histórica do MPLA, Augusto José e Rafael José, juntamente com outros quadros e técnicos da Sede Nacional do Partido.
Importância Cultural
O reino Luvale em Angola tem representação nas províncias do Moxico, Lunda Sul, Lunda Norte, além de comunidades na República Democrática do Congo e Zâmbia. O festival é uma importante celebração da cultura e tradição Luvale, promovendo a integração e o reconhecimento cultural na região.