Luanda, 29 de abril de 2025
A Organização da Mulher Angolana (OMA) anunciou hoje, em Luanda, a convocação do seu 8.º Congresso Ordinário para o período de 27 de Fevereiro a 01 de Março de 2026. O anúncio foi feito durante a realização da 4.ª Reunião Extraordinária do Comité Nacional da organização.
Cerimónia de Abertura
A cerimónia de abertura da convocatória do congresso foi presidida pelo Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Mário António, em representação do Secretário-Geral do MPLA e Coordenador do Grupo de Acompanhamento do SBP à OMA, Paulo Pombolo.
Em sua breve intervenção, Mário António exortou os membros do Comité Nacional da OMA a intensificarem o engajamento de todas as militantes, desde a liderança até à base, no processo de preparação e realização do congresso, que terá como lema “Mulher Angolana: Unidas para Transformar os Desafios em Conquistas”.
Presença de Altos Dirigentes
A sessão contou também com a presença do Secretário do Bureau Político para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João de Almeida Azevedo “Jú Martins” e de diretores de departamentos do Comité Central do MPLA.
Importância do Congresso
A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, salientou que os congressos da organização têm sido espaços cruciais para a reflexão, fortalecimento da democracia interna, planeamento do futuro da OMA e discussão das necessidades das famílias angolanas.
Participação Nacional e Internacional
Joana Tomás informou que o próximo conclave reunirá duas mil e 500 delegadas provenientes das 21 províncias do País, e dos comités da OMA nas comunidades angolanas na diáspora.
Objetivos do Congresso
O congresso terá como objetivos principais:
- Avaliar a implementação do Programa de Ação em curso
- Aprovar documentos orientadores da Organização, incluindo os Estatutos, Programa de Ação e a Tese para o Mandato 2026/2031
- Eleger os órgãos de direção individual e colegial
O 8.º Congresso Ordinário será também um momento para a reflexão sobre o percurso histórico da OMA, e otimizar estratégias para uma maior inserção nas comunidades.
Adequação à Nova Divisão Político-Administrativa
No âmbito da recente Nova Divisão Político-Administrativa de Angola, a OMA realizará nos próximos dias as assembleias constitutivas em seis províncias:
- Luanda
- Icolo e Bengo
- Moxico
- Moxico-Leste
- Cuando e Cubango
Estas assembleias também ocorrerão nos municípios e comunas destas regiões. Esta iniciativa visa adequar as estruturas da OMA à nova configuração territorial do País.
Ampla Participação
O encontro, realizado por videoconferência, contou com a participação de 205 dos 241 membros do Comité Nacional. Membros do Conselho de Honra da OMA, e secretárias provinciais e secretárias provinciais adjuntas não pertencentes ao Comité Nacional também estiveram presentes como convidadas.