Delegação do MPLA Participa na GISEC GLOBAL em Busca de Soluções de Cibersegurança para a Modernização do Partido

Dubai, 07 de maio de 2025

Uma comitiva do MPLA está a participar, esta semana, da GISEC GLOBAL, a mais importante conferência e expo de cibersegurança do Médio Oriente e África, no Dubai, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e identificar as melhores soluções tecnológicas para garantir a proteção digital do Partido no seu contínuo processo de modernização e digitalização.

A delegação angolana é encabeçada pelo Secretário do Bureau Político para as Tecnologias de Informação e Comunicação, Camarada Pedro Teta, acompanhado pelos Camaradas Nelson Funete, membro do Comité Central, e Mauro Reis, chefe de Divisão do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC).

Modernização e Segurança Digital como Prioridade

Durante o evento, que reúne especialistas, líderes do setor, empresas e autoridades de todo o mundo, a comitiva do MPLA tem mantido uma agenda intensa de reuniões com fabricantes, provedores e consultores internacionais, explorando temas como proteção de dados sensíveis, defesa contra ataques cibernéticos, inteligência artificial aplicada à segurança, infraestrutura de redes e soluções inovadoras para a administração digital partidária.

Em declarações ao portal do Partido, Pedro Teta sublinhou que “a presença do MPLA na GISEC GLOBAL reflete um compromisso estratégico com a modernização dos seus sistemas, reforçando a resiliência digital do Partido e acompanhando as melhores práticas internacionais de cibersegurança”.

Busca ativa por parcerias e soluções inovadoras

Nelson Funete enfatizou que o principal objetivo é “identificar ferramentas e parceiros tecnológicos que garantam a segurança das informações do MPLA, num contexto global cada vez mais desafiante, marcado pelo crescimento das ameaças digitais”.

Já Mauro Reis destacou a importância da troca de experiências proporcionada pela presença no Dubai: “A interação direta com organizações de referência, novas startups e a participação em workshops técnicos agregam valor ao processo de digitalização do Partido e impulsionam a formação dos nossos quadros nesta área sensível”.
Reforço da estratégia de digitalização do Partido.

Ao participar num dos eventos mais relevantes da cibersegurança internacional, o MPLA demonstra assim o seu empenho em alinhar-se às mais modernas tendências e soluções, respondendo ao desafio de proteger os seus dados institucionais, fortalecer a confiança interna e garantir maior eficiência e transparência nos processos de gestão partidária.

A expectativa é de que a missão resulte em recomendações práticas e acordos para implementação futura das melhores ferramentas tecnológicas, essenciais à resiliência digital do partido e à credibilidade do processo de modernização organizacional em Angola.