O MPLA participa do XVIII Congresso ordinário do PAICV – Partido Africano da Independência de Cabo Verde, que teve início na sexta-feira, 27 de junho, na cidade da Praia, capital daquele arquipélago de língua oficial portuguesa.
Representação Angolana
O partido maioritário angolano faz-se presente através de uma delegação chefiada por Manuel Augusto, Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, que já usou da palavra para reafirmar os sentimentos de amizade e solidariedade e expressar o desejo do reforço da cooperação entre as duas forças políticas irmãs.
Felicitações pelas Vitórias Eleitorais
Na ocasião, o dirigente angolano aproveitou para felicitar o PAICV pela retumbante vitória obtida nas eleições autárquicas realizadas recentemente, ao mesmo tempo que augurou êxitos para as legislativas que terão lugar no segundo trimestre de 2026.
Saudação pelos 50 Anos de Independência
O MPLA saudou igualmente, de forma antecipada, o povo cabo-verdiano pelo 5 de julho, data em que se celebrarão os cinquenta anos da Independência de Cabo Verde.
Legados Históricos como Inspiração
Os legados de Amílcar Cabral e Agostinho Neto foram citados nas várias intervenções como referências inspiradoras das ações levadas a cabo pelos dois partidos políticos e assentes na premissa de que “o mais importante é resolver os problemas do Povo”.
Agenda do Congresso
O Congresso aprovará a Moção de Estratégia do novo Presidente do Partido, Francisco Carvalho, eleito nas primárias do passado mês de maio, bem assim como a composição dos novos órgãos de direção.