Luanda, 17 de julho de 2025
A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, defendeu na noite de terça-feira (15), no município do Rangel, em Luanda, uma aposta reforçada na formação político-ideológica nas estruturas de base, como forma de garantir maior alinhamento dos militantes com a estratégia do Partido e do Líder.
Posicionamento no CAP nº 11 da Vila Alice
O posicionamento foi manifestado no final da 4ª Reunião Ordinária de Militantes do Comité de Ação do Partido (CAP) nº 11 da Vila Alice, onde Mara Quiosa está inscrita como militante de base.
Coordenação Eficaz das Atividades
Segundo a dirigente, a formação contínua dos camaradas permitirá que os dirigentes e militantes dos CAP coordenem de forma mais eficaz suas atividades, criando condições para maior dinamismo, confiança e sintonia entre os membros na defesa da filosofia do MPLA.
Compreensão Aprofundada do Partido
Conhecimento dos Estatutos e Diretrizes
A Vice-Presidente destacou que a formação, dirigida especialmente aos militantes do CAP nº 11, irá proporcionar maior compreensão sobre o MPLA, seus estatutos, regulamentos e diretrizes, fortalecendo o compromisso e a conduta política dos integrantes da base.
Força nas Estruturas de Base
\”É um exercício que vamos continuar a fazer. Devemos recordar sempre que a força do MPLA está nas suas estruturas de base\”, afirmou, apelando à participação ativa dos militantes nas ações e programas dos seus respectivos CAP.
Lema “Todos às Bases, Todos às Comunidades”
Orientação do Líder do Partido
Ao falar sobre o lema \”Todos às bases, Todos às comunidades\”, uma orientação do Líder do Partido, João Lourenço, a dignitária frisou que este princípio aproxima o MPLA das comunidades, promovendo diálogo, interação e troca de pontos de vista com os militantes da base.
Contribuição para o Crescimento Partidário
\”É um exercício oportuno, que nos permite contribuir com opiniões válidas para que o nosso Partido cresça cada vez mais, mantenha a sua robustez e projete um futuro melhor para todos os angolanos\”, acrescentou.
Crescimento Estrutural do CAP nº 11
Necessidade de Desdobramento
O CAP nº 11 da Vila Alice conta atualmente com 74 militantes inscritos, o que motivou uma reflexão entre os camaradas sobre a necessidade de desdobramento durante o próximo processo orgânico, permitindo assim a criação de novos CAP que respondam às exigências do crescimento estrutural.
Fortalecimento da Democracia Interna
A defesa da formação político-ideológica reforçada demonstra o compromisso do MPLA com a democracia interna e a capacitação contínua dos seus militantes. Esta abordagem visa garantir que as estruturas de base estejam devidamente preparadas para enfrentar os desafios contemporâneos e contribuir efetivamente para a implementação da estratégia partidária.
A participação ativa da Vice-Presidente nas estruturas de base exemplifica o princípio da militância efetiva, independentemente do cargo ocupado, reforçando a coesão e a unidade partidária em todos os níveis organizacionais.