MPLA E PARTIDO COMUNISTA DO VIETNAME CELEBRAM 50 ANOS DE RELAÇÕES POLÍTICAS EM DIA MEMORÁVEL

Luanda, 8 de agosto de 2025

O MPLA e o Partido Comunista do Vietname celebraram nesta sexta-feira (8) em Luanda, os 50 anos de relações políticas e partidárias, num grande significado histórico e simbólico para ambas as formações.

Cerimónia na Sede Nacional do MPLA

A cerimónia decorreu na Sede Nacional do MPLA, no âmbito da visita de Estado do Presidente da República Socialista do Vietname, Luong Cuong. Recebido com entusiasmo pela Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, o líder vietnamita foi acolhido num ambiente festivo, marcado por gestos de amizade e reconhecimento mútuo.

Apresentação do Percurso Histórico do MPLA

Durante o evento, Mara Quiosa, acompanhada pelos membros do Secretariado do Bureau Político, apresentou ao convidado de honra um portfólio fotográfico que retrata o percurso de lutas, vitórias e conquistas do MPLA, exposto no hall da Sede Nacional, fazendo as honras da casa e mostrando a trajetória histórica do partido.

Compromisso de Aprofundamento das Relações

A ocasião serviu também para reforçar o compromisso de aprofundar as relações bilaterais com destaque para os domínios político e económico entre o MPLA e o Partido Comunista do Vietname.

Reunião à Porta Fechada

À margem da cerimónia decorreu uma reunião à porta fechada entre os dois partidos, centrada na consolidação da cooperação mútua e na projeção de futuras parcerias estratégicas.

Transformação Económica do Vietname

O Vietname, como Estado, e por intermédio da governação do Partido Comunista, nos últimos 40 anos, passou de uma economia rural para um dos maiores centros tecnológicos do mundo, estando entre as 40 maiores economias globais.

Potencial de Colaboração

Considerando as boas condições climáticas e geográficas, tanto de Angola como do Vietname, país situado no sudeste da Ásia, Angola pode tirar pleno proveito da colaboração com os parceiros vietnamitas no processo de desenvolvimento do país, especialmente por serem um dos maiores fornecedores de alimentos no mundo, com destaque para a produção de café e arroz.

Esta celebração marca um momento histórico nas relações entre os dois partidos e países, abrindo perspetivas promissoras para o fortalecimento da cooperação em múltiplas áreas, desde a agricultura até às tecnologias avançadas, beneficiando o desenvolvimento socioeconómico de ambas as nações.