DISCURSO DE ABERTURA DA II SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ PROVINCIAL PROFERIDO PELO CAMARADA ERNESTO MUANGALA, MBP E PRIMEIRO SECRETÁRIO PROVINCIAL DO MPLA NO MOXICO

❖ CAMARADA Pedro Sebastião Teta, Secretário do Bureau Político para o Departamento de Tecnologia, Informação e Comunicação, e Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político à Província do Moxico;

❖ CAMARADA Bento Luembe Paulino, Membro do Comité Central e 2º Secretário Provincial do MPLA no Moxico;

❖ CAMARADAS MEMBROS DO COMITÉ CENTRAL PRESENTES;

❖ CAMARADA Maria Fátima Zangata PAPOSSECO, MEMBRO do Comité Nacional E COORDENADORA PROVINCIAL DA COMISSÃO PREPARATÓRIA DO PROCESSO ORGANICO DO VIII CONGRESSSO DA OMA;

❖ CAMARADAS MEMBROS DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO;

❖ CAROS Camaradas,

É com sentido de camaradagem, patriotismo e firme compromisso com os ideais do MPLA que damos início à II Sessão Ordinária do Comité Provincial do Moxico.

Dirijo uma calorosa saudação a todos os presentes, em especial destaque para o Camarada Pedro Sebastião Teta, Coordenador do Grupo de Acompanhamento à nossa Província, e à sua dedicada equipa, cuja presença constante e empenho testemunham o compromisso com o progresso e a consolidação do nosso trabalho.

Esta sessão não é um simples acto estatutário. É um momento de reafirmação de fé política, um chamado a responsabilidade colectiva e uma renovação do nosso compromisso com Angola e com o nosso glorioso MPLA a força que sustenta o Governo, a bandeira que representa a esperança e o farol que guia o destino da Nação, é também um compromisso com a disciplina, unidade e serviço abnegado ao povo.

Camaradas, o Moxico é e continuará a ser símbolo de resistência, de coragem e de trabalho árduo. Aqui, onde o sacrifício se faz história, reafirmamos o papel estratégico desta província na consolidação da paz, na promoção do desenvolvimento e no fortalecer do MPLA, o partido que garante a estabilidade e conduz Angola ao caminho da prosperidade.

Caros Camaradas, o Moxico tem sido, ao longo da história, uma terra de patriotas e de firmeza revolucionária. Foi aqui que muitos dos filhos da Nação deram o melhor de sí para que Angola alcançasse a liberdade e a dignidade de hoje. È nossa obrigação honrar esse legado com trabalho, disciplina e resultados concretos para o povo.

Como ensinou o Dr. Agostinho Neto, “o mais importante é resolver os problemas do povo.”É com esta convicção profunda que hoje nos reunimos: para servir melhor, escutar mais e agir com sentido de responsabilidade, justiça social, e solidariedade.

Não estamos aqui apenas para cumprir uma agenda, mas para reacender a chama da libertação, da dignidade e da transformação social. Sobre os nossos ombros repousa o peso de uma Nação que muito espera de nós. O desenvolvimento de Angola é nossa responsabilidade, e cabe a cabe a cada um de nós convergir esforços para melhor servir o povo e honrar o legado do MPLA e do seu Líder. E assim continuarmos firmes na certeza de que o MPLA permanece a força motriz da paz, da estabilidade e do desenvolvimento de Angola.

Camaradas e compatriotas, o MPLA é mais do que um partido político, é uma escola de valores, uma força moral e histórica que moldou a identidade nacional.

Defender o MPLA é defender Angola. Servir o MPLA é servir o povo. Ser militante do MPLA é carregar consigo o dever de dar o exemplo em cada palavra, em cada gesto e em cada decisão

Caros camaradas, sem unidade, não há vitória; Sem disciplina, não há credibilidade; E sem trabalho, não há resultados. Por isso, devemos reforçar a militância activa e comprometida, valorizar o mérito, o esforço e a entrega de cada militante;

Estimular a crítica construtiva e combater a intriga e o divisionismo.

A unidade é o nosso escudo, a disciplina é a nossa espada, a verdade é o nosso guia. O nosso compromisso deve ser com a verdade, com a transparência, com a lealdade aos princípios do partido e com o serviço a pátria.

Caros Camaradas,

Nesta II Sessão Ordinária, analisaremos diversos assuntos internos, incluindo o preenchimento de vagas no Comité Provincial e na Comissão Executiva, não como mera formalidade, mas como expressão de confiança, estabilidade e continuidade institucional dentro do nosso Partido.

Durante o ano em curso, registámos importantes realizações, fruto da execução da Agenda Política e das orientações emanadas pela Direcção Central.

Realizaram-se diversas visitas de acompanhamento aos municípios de Alto-Cuito, Cangumbe, Léua, Lumbala-Nguimbo, Lutuai, Lucusse, Lutembo e Luena, e estamos a nos preparar para visitar o Chiume e o Ninda. Estas acções aproximam o Partido as comunidades, fortalecem a confiança das populações e consolidam a presença viva do MPLA em todo território Provincial.

Essas visitas permitem-nos sentir de perto as preocupações das populações, compreender os seus desafios e encontrar soluções conjuntas para os seus Problemas. Porque o MPLA não governa á distancia governa junto do povo, ouvindo o povo e trabalhando com o povo.

Caros Camaradas,

No município de Lumbala-Nguimbo, realizaremos o acto político provincial alusivo ao 10 de Dezembro, data imortal da fundação do glorioso MPLA, um momento de exaltação, orgulho e compromisso renovado com a história e o futuro de Angola. Que esta efeméride nos inspire a continuar firmes na defesa dos ideais revolucionários na preservação da unidade nacional e na promoção da justiça social.

Destacamos com satisfação o êxito das Assembleias Constitutivas e do Processo Orgânico do VIII Congresso da OMA, realizados nas 8 comunas e nos 12 municípios do Moxico, um sinal claro de organização, mobilização e vitalidade política. O empenho das camaradas da OMA é um exemplo de dedicação e patriotismo que devem inspirar todos militantes em especial os mais jovens.

Camaradas, a unidade interna e a coesão partidária são o cimento da nossa vitória. Mais do que nunca, precisamos de mais trabalho no terreno e menos trabalho de gabinete; de mais escuta e menos justificação

Devemos agir com ética, transparência e sentido de serviço público colocando, a juventude e a mulher no centro das nossas prioridades, pois são a força viva e o futuro da Nação.

O reforço da disciplina deve ser contínuo, exigente e exemplar.

Devemos ser intransigentes com o desleixo, o conformismo, e o individualismo, porque o partido só é forte quando cada militante compreende que o sucesso colectivo esta a cima das ambições pessoais.

Como disse o Camarada Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço no seu Discurso sobre o Estado da Nação “O êxito de uma liderança mede-se pela capacidade de servir, transformar e inspirar confiança no povo.”

Que estas palavras nos sirvam de guia.

Devemos levar a cada comuna e aldeia do Moxico o espírito do Presidente da República e líder do MPLA, transformando a sua visão em programas concretos de progresso, esperança e inclusão.

O nosso desafio, não é apenas manter o partido em funcionamento, é preservar a sua relevância histórica e o seu papel de motor do desenvolvimento nacional. Devemos transformar ideias em acções promessas em resultados e compromissos em progresso real para o nosso povo

Camaradas, a nossa responsabilidade é grande, porque sobre o MPLA repousa o peso da Nação. Angola olha para nós como esperança e o povo espera do nosso trabalho soluções e resultados concretos. Não podemos falhar. O futuro do país depende da nossa entrega, da nossa disciplina e da nossa fidelidade a causa da pátria

Devemos continuar a promover o desenvolvimento inclusivo, garantir educação de qualidade, serviço de saúde acessíveis e segurança alimentar sustentável. Devemos transformar o potencial agrícola e logístico do Moxico em riqueza e bem estar para todos. Devemos ser a ponte entre o progresso nacional e as aspirações do nosso povo.

À medida que encerramos o ano de 2025 somos chamados à reflexão e à renovação. Devemos consolidar os avanços alcançados, corrigir o que falta intensificar o trabalho colectivo. Em especial atenção a valorização ao momento impar que estamos inseridos, os 50 anos de Independência Nacional, na qual parabenizo todos os camaradas condecorados com as medalhas Independência, Paz e Desenvolvimento. É um claro sinal que Angola acredita em nós.

O Moxico confia em nós. O MPLA conta connosco. E nós camaradas, não falharemos.

Apelamos a todos os militantes, dirigentes e organizações sociais a manter viva a chama da unidade, da disciplina e da esperança. Que juntos, sob a bandeira do MPLA e sob a liderança visionaria do Camarada Presidente João Lourenço construamos um país mais prospero e desenvolvido. Que esta sessão renove em cada um de nós o orgulho de servir Angola, defender a nossa bandeira e honrar a confiança do nosso povo

Com União, Disciplina e Esperança, Construiremos um Moxico cada vez mais forte!

MPLA, paz trabalho e Liberdade

A Luta Continua!

a Vitória é certa!

Muito obrigado.