MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DO BUREAU POLÍTICO DO MPLA PELO FALECIMENTO DE FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS “NANDÓ”

Luanda – 19.12.2025 – Foi com profunda consternação e enorme pesar que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento do Camarada Fernando da Piedade Dias dos Santos, carinhosamente tratado por “Nandó”, ocorrido hoje, dia 18 de Dezembro de 2025, em Luanda, vítima de doença súbita.

Com este infausto acontecimento, Angola perde, um intrépido filho, um patriota profundamente dedicado as nobres causas do povo angolano, que no início da década de 1970, abraçou a luta clandestina guiado pelos ideais de liberdade, independência e dignidade do povo angolano.

Natural da província de Luanda, Fernando da Piedade Dias dos Santos nasceu a 5 de Março de 1952.

Ingressou no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em 1971 e iniciou o seu percurso político-militar em 1974, participando activamente em momentos determinantes da história do País desde a proclamação da Independência Nacional.

Ao longo de uma trajectória marcada pelo sentido de missão, pela disciplina e pela lealdade aos valores da Pátria, desempenhou com reconhecida competência e inigualável dedicação diversas e elevadas funções no aparelho do Estado, tanto no domínio militar como no político.

Depois de ingressar no Corpo da Polícia Nacional e de assumir funções de Chefe de Departamento em 1978, foi nomeado ComandanteGeral da Polícia Nacional em 1982. Nesse período, exerceu igualmente funções dirigentes no Grupo Desportivo Inter clube.

Posteriormente, exerceu as funções de Vice-Ministro do Interior, acumulando este cargo com o de Chefe dos Serviços de Informação (SINFO), demonstrando sempre elevado sentido de Estado, capacidade de liderança e um discurso mobilizador em favor da reconciliação nacional.

Foi promovido a Ministro do Interior, cargo que exerceu entre 1999 a 2002.

Entre 2002 e 2008, exerceu o cargo de Primeiro Ministro da República de Angola, num período particularmente exigente da vida nacional, marcado pelos desafios da paz, da reconstrução e da consolidação institucional.

Com a entrada em vigor da nova Constituição da República, em 2010, foi designado Vice Presidente da República, função que desempenhou de Fevereiro de 2010 a Setembro de 2012, mantendo, também nessa elevada magistratura, uma postura de grande sentido de responsabilidade, rigor e profissionalismo.

Fernando da Piedade Dias dos Santos exerceu ainda o cargo de Presidente da Assembleia Nacional em dois mandatos distintos, de 2008 a 2010 e, novamente, de 2012 a 2022. No Parlamento afirmou-se como uma figura de diálogo, equilíbrio e conciliação, postura amplamente reconhecida pelos Deputados das diversas bancadas parlamentares.

O Bureau Político do MPLA considera que Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” tinha ainda muito a dar ao País e entende ser fundamental que os angolanos preservem e valorizem o seu legado como homem de consensos, promotor da paz, da unidade nacional e do desenvolvimento de Angola.

Para além do seu vasto currículo político e institucional, ficará igualmente na memória colectiva a sua dimensão humana: um homem de sorriso fácil e contagiante, afável no trato, de permanente boa disposição, batalhador incansável, abnegado, defensor de causas nobres e profundamente humano.

Pelo contributo prestado à Nação e pela relevância do seu percurso, o Bureau Político do MPLA reconhece Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” como uma eminente figura da vida política e militar angolana.

Neste momento de dor e luto, o Bureau Político do MPLA inclinase, com profundo respeito, perante a sua memória e rende justa homenagem à sua vida e ao seu inestimável contributo patriótico.

À família enlutada, aos amigos e companheiros de luta, a Direcção Central do MPLA, em nome dos militantes, amigos e simpatizantes endereça as mais sentidas condolências e manifesta a sua solidariedade fraterna, desejando força, coragem e serenidade para superar esta irreparável perda.

Paz à sua alma.

MPLA-SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA

LUANDA, AOS 18 DE DEZEMBRO DE 2025

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA