
Luanda – 16.12.2025
O Líder do MPLA, Presidente João Lourenço, afirmou no sábado (13), durante o acto político alusivo ao 69.º aniversário da fundação do Partido, que Angola deve ultrapassar a dependência do petróleo como principal produto de exportação.
Riscos da dependência de uma única commodity
“Temos de diversificar a nossa economia. A nossa economia ainda está — e digo ainda, porque a tendência é alterar — muito dependente das receitas do petróleo. Ter petróleo é bom, mas não podemos adormecer por cima dos barris de petróleo”, declarou.
Durante a intervenção, João Lourenço realçou que a forte dependência do petróleo expõe o país a riscos significativos, uma vez que os preços são definidos pelo mercado internacional, sem qualquer influência dos países produtores.
“Todos os dias estamos atentos a quanto está o barril do petróleo. Quem deu esse preço não fomos nós. Não foram os países produtores quem deu esse preço. Foi o mercado internacional. Portanto, significa que a dependência é dupla: dependemos de um único produto, que é perigoso, e dependemos também de preços que não somos nós a estabelecer, nem sequer a influenciar”, explicou.
Sinais positivos do sector privado
O Presidente do MPLA reiterou a necessidade urgente de diversificar a economia nacional para garantir estabilidade e sustentabilidade económica.
“Esta é a mensagem que nós temos passado todos os dias. Felizmente, o nosso sector empresarial privado parece-me ter compreendido bem essa mensagem. Nós já começamos a sentir iniciativas muito interessantes de diversificação da nossa economia”, afirmou.
Paz, reconciliação e desenvolvimento sustentável
João Lourenço destacou ainda que o MPLA continua empenhado na promoção da paz e da reconciliação nacional, pilares essenciais para um desenvolvimento harmonioso e sustentável em Angola.
