Luanda, 6 de Novembro de 2026
O Comité Central do MPLA realizou na quinta-feira (5 de Novembro), no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, a sua 5.ª Sessão Extraordinária, sob orientação do Presidente do Partido, João Lourenço.
Precedida da 2.ª Reunião Extraordinária do Bureau Político, a sessão contou com a presença da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, do Secretário-Geral, Paulo Pombolo, e dos membros do Secretariado do Bureau Político.
Preparação do 9.º Congresso Ordinário
A 5.ª Sessão Extraordinária do Comité Central realizou-se no âmbito da organização e preparação do 9.º Congresso Ordinário, que decorrerá nos dias 9 e 10 de Dezembro, sob o lema “MPLA – Compromisso com o Povo, Confiança no Futuro”.
Os membros do Comité Central apreciaram o relatório da Comissão Nacional Preparatória do 9.º Congresso Ordinário sobre o processo de candidaturas ao cargo de Presidente do Partido. A reunião apreciou também o Projecto de Resolução sobre a candidatura ao cargo de Presidente do MPLA.
Atribuições do Comité Central
O Comité Central é o órgão deliberativo máximo do Partido no intervalo dos congressos e estabelece a linha de orientação política do MPLA, no quadro das decisões congressuais.
Compete ao Comité Central, entre outras atribuições, convocar e preparar os congressos ordinários e extraordinários, garantir o cumprimento da linha política e da estratégia geral do Partido e deliberar sobre a participação do Partido em eleições gerais.

