Luanda, 15 de maio de 2025
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi agraciado com o prestigiado Prémio “Babacar Ndiaye 2025”, atribuído pelo Africa Road Builders, em reconhecimento ao seu empenho no desenvolvimento de infraestruturas de transportes em Angola e no continente africano.
Reconhecimento Internacional
Segundo informação publicada no site do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entidade promotora do prémio, o Chefe de Estado angolano foi nomeado vencedor pela transformação significativa das principais infraestruturas implementadas no país, com destaque para o Corredor do Lobito, eixo ferroviário estratégico que liga Angola à Zâmbia e à República Democrática do Congo.
“Notámos que Angola empreendeu nos últimos anos uma grande transformação das suas infraestruturas de transportes com o objetivo de reforçar a sua posição estratégica na África Austral e Central e diversificar a sua economia”, sublinha a instituição financeira multinacional de desenvolvimento.
Projetos de Impacto
Entre os projetos que fundamentaram a distinção, o comité do prémio destacou:
- A construção do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, inaugurado em novembro de 2023
- A pavimentação de 2.000 quilómetros de estradas
- A reabilitação de mais de 2.000 quilómetros adicionais de vias
- O projeto de construção de um metro ligeiro em Luanda
O comité de seleção dos Africa Road Builders ressaltou que “todos estes projetos e realizações têm como impacto imediato a criação de serviços e uso de novas tecnologias de informação e comunicação”, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconómico de Angola e da região.
Cerimónia de Entrega
João Lourenço, que também exerce a presidência da União Africana, receberá o troféu “Babacar Ndiaye” no próximo dia 28 deste mês, em Abidjan, Costa do Marfim, à margem dos Encontros Anuais de 2025 do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento.
Sobre o Prémio
Patrocinado pelo Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, o troféu Babacar Ndiaye dos ‘Africa Road Builders’ é atribuído pela Acturoutes, uma plataforma de informação sobre infraestruturas e redes rodoviárias em África, e pela organização Médias pour les infrastructures et la finance en Afrique (MIFA), uma rede de jornalistas africanos especializados em infraestruturas rodoviárias.
O prémio foi criado em homenagem ao antigo presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Babacar Ndiaye, e anualmente reconhece projetos ambiciosos e concretos com impacto real na mobilidade das populações africanas.