MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA PELO FALECIMENTO DO CAMARADA JOÃO GARCIA BIRES

Luanda – 18.07.2025 – Foi com profunda dor e consternação que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do passamento físico do camarada João Garcia Bires, ocorrido no dia 17 de Julho de 2025,vítima de doença.

Nascido em Luanda, aos 27 de Fevereiro de 1944, João Garcia Bires destacou-se desde cedo pela sua dedicação ao saber cientifico e pelos firmes ideais patrióticos.

Em Setembro de 1960, abraçando com coragem o ideal da libertação nacional contra o jugo colonial, exilou-se com outros jovens patriotas no então Congo-Leopoldville, actual República Democrática do Congo, dando provas inequívocas do seu comprometimento com a causa da Independência de Angola.

O seu engajamento revolucionário, desde a clandestinidade até ao período pós-independência, constitui um testemunho de militância exemplar, de lealdade inabalável ao MPLA e de dedicação ao povo angolano.

Militante consequente, Garcia Bires, como era carinhosamente chamado pelos seus camaradas, desempenhou com zelo e elevado sentido de Estado importantes funções no seio do Partido e da diplomacia nacional.

Foi igualmente de 10 de Setembro de 1979 a 23 de Dezembro de 1980,interinamente Reitor da Universidade Agostinho Neto.

Como Embaixador da República de Angola na República da Namíbia e, posteriormente, na República da China e Moçambique, defendeu com competência e dignidade os interesses estratégicos do Estado angolano e consolidou laços de amizade e cooperação com nações irmãs, cuja relações de amizade e cooperação contribuíram para a construção e desenvolvimento que vimos assistindo.

No domínio cultural, destacou-se como intelectual comprometido com a afirmação da identidade nacional, foi membro da União dos Escritores Angolanos, onde exerceu o cargo de Presidente,tendo contribuído para a literatura angolana com a publicação de diversos poemas em revistas e jornais da juventude das ex-repúblicas socialistas da Checoslováquia, Hungria e URSS, além de três obras literárias marcantes: Dia do Calendário, O Silêncio Acordado e Olhadelando.

O Bureau Político do MPLA rende homenagem sentida às qualidades excepcionais do camarada João Garcia Bires, nacionalista convicto, patriota íntegro, profissional exemplar, escritor sensível e militante revolucionário que soube, ao longo de toda a sua vida, conjugar a acção política com o pensamento crítico e criador.

A sua partida constitui uma perda irreparável não só para a sua família e círculo de amigos, mas também para a sociedade angolana, que perde um dos seus mais distintos filhos.

Neste momento de dor e luto, o Bureau Político do do Comité Central do MPLA curva-se, com respeito e reverência, perante a memória do camarada João Garcia Bires, e endereça à família enlutada as mais sentidas condolências e solidariedade fraterna.

Paz à sua alma.

MPLA-SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER

PAZ,TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA

LUANDA, AOS 17 DE JULHO DE 2025

O SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO DO MPLA