
Icolo e Bengo – 10.01.2026
A Vice‑Presidente do MPLA, Mara Quiosa, defendeu hoje no município do Calumbo a necessidade de reforçar a dinâmica do trabalho político‑partidário nas estruturas de base, especialmente nas Secções da OMA e nos Núcleos da JMPLA, como condição essencial para garantir futuras vitórias eleitorais do Partido.
“A vitória do MPLA ganha-se na base”
Falando perante milhares de militantes no Centro Desportivo Comunitário do Zango, durante o acto central dos 64 anos da Organização da Mulher Angolana (OMA), celebrado sob o lema “Comemoremos o 10 de Janeiro rumo ao 8.º Congresso Ordinário”, Mara Quiosa sublinhou que é no contacto directo com as comunidades que se decide o sucesso político:
“Precisamos de continuar a trabalhar ali nas nossas secções de base (…) A vitória do MPLA ganha‑se aqui, com cada uma de vocês na base”.
Apelo ao crescimento e mobilização militante
A dirigente destacou a importância de intensificar campanhas de mobilização e aumento de militantes, com foco em mercados, igrejas, escolas e locais de trabalho, reforçando o engrandecimento do MPLA.
Defendeu igualmente a necessidade de fortalecer a formação político‑ideológica, o engajamento comunitário e a aproximação contínua às populações para consolidar apoio às políticas do Executivo.
Democracia interna destacada rumo ao 8.º Congresso da OMA
Em relação ao 8.º Congresso Ordinário da OMA, agendado para 27 de Fevereiro a 1 de Março, Mara Quiosa felicitou a direcção da organização pela condução das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos e destacou positivamente as manifestações de militantes que se apresentaram como candidatas ao cargo de Secretária‑Geral.
Para a Vice‑Presidente, esse fenómeno reflecte democracia interna verdadeira no seio do braço feminino do MPLA. Reforçou, no entanto, a necessidade de respeito rigoroso pelos Estatutos, princípios, valores e ideologia política do Partido durante todo o processo.
Elevada participação de dirigentes nacionais
O acto contou com a presença de membros do Secretariado do Bureau Político, entre os quais Gonçalves Muandumba, Idalina Valente, Manuel Augusto e Joana Tomás, além de membros do Secretariado Nacional Executivo da OMA, do Conselho de Honra, secretárias provinciais e municipais e outros convidados.
A celebração reafirmou o papel estratégico da OMA no fortalecimento do MPLA e na mobilização das bases para os desafios políticos de 2026.










