
Bengo, 15.01.2026
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, a fábrica de alumínio electrolítico na Barra do Dande, província do Bengo, marcando um importante avanço na diversificação industrial do país.
Cerimónia de inauguração
Ao desembarcar do helicóptero, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, foi recebido pela governadora provincial, Maria Nelumba, e por outros membros do Executivo.
Após a cerimónia de inauguração, João Lourenço realizou uma visita guiada às instalações da unidade industrial, acompanhado pela governadora e pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês.
Investimento e criação de emprego
A fábrica representa um investimento de 500 milhões de dólares da empresa chinesa Huatong e criou 450 postos de trabalho nesta primeira fase de implementação.
O projecto, que prevê a produção de 125 mil toneladas de alumínio por dia, será implementado em cinco fases, consolidando a província do Bengo como polo industrial estratégico do país.
Impacto no desenvolvimento regional
A inauguração da unidade fabril reforça o compromisso do Executivo com a industrialização e a criação de oportunidades económicas nas províncias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e para a redução da dependência de importações de produtos derivados de alumínio.





