MPLA NO MOXICO SAÚDA ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DA PÁTRIA

Moxico, 16.01.2026

O Comité Provincial do MPLA do Moxico endereçou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, no Luena, calorosas felicitações aos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, por ocasião do 15 de Janeiro, data que simboliza a coragem, a resistência e a determinação do povo angolano.

Reconhecimento histórico e político

Numa mensagem de elevado significado político e histórico, o Comité do MPLA destaca o papel dos combatentes que, sob a liderança do partido, protagonizaram a Luta de Libertação Nacional e defenderam a Independência, a soberania, a integridade territorial e a Paz em Angola.

Para o MPLA, os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria constituem um dos pilares sobre o qual se constrói uma Angola Independente, unida e em permanente desenvolvimento. O seu exemplo é uma fonte de inspiração para as actuais e futuras gerações na defesa do patriotismo, da unidade nacional e do progresso social.

Compromisso com a dignificação dos veteranos

Neste contexto, o Comité Provincial do MPLA do Moxico, em nome dos seus militantes, simpatizantes e amigos, bem como da Organização da Mulher Angolana (OMA) e da Juventude do MPLA (JMPLA), reafirma o seu compromisso de continuar a pugnar pela dignificação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, defendendo políticas públicas que promovam o seu bem-estar e o justo reconhecimento do seu contributo para o país.

A data de 15 de Janeiro representa um marco fundamental na história de Angola, celebrando o início da luta armada pela independência e homenageando aqueles que sacrificaram as suas vidas pela liberdade do país.