
Luanda, 17.01.2026
A 9.ª Reunião Ordinária do Comité Nacional da OMA, que decorre nos dias 16 e 17 de janeiro no Complexo Turístico do Futungo II, está a analisar o estado de preparação e realização do 8.º Congresso Ordinário da Organização, a ter lugar no período de 28 de fevereiro a 1 de março de 2026.
Eleição das candidatas marca ponto alto da reunião
O ponto mais alto desta 9.ª Reunião Ordinária do Comité Nacional acontece hoje, 17 de janeiro, com a eleição das duas candidatas que vão concorrer ao cargo de Secretária-Geral da OMA no conclave.
Importa realçar que a Subcomissão de Candidaturas recepcionou quatro processos de candidaturas, tendo aprovado apenas três candidatas, nomeadamente Emília Carlota Dias, Lourdes Caposso e Graciete Sungua.
Sessão de abertura e participação
A sessão de abertura do evento, que aconteceu na quinta-feira, 16 de janeiro, no Auditório do Comité Central, foi orientada pelo Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, e contou com a presença do Secretário do Bureau Político para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade.
Participam no encontro 169 membros, que correspondem a 69,7 por cento do total de 241 que compõem o Comité Nacional, bem como os membros do Conselho de Honra da OMA, órgão de consulta da Secretária-Geral.
Celebração dos 64 anos da OMA
Ao intervir no encontro, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, disse que a reunião acontece no mês em que se celebra com grande orgulho os 64 anos de existência da OMA, um marco significativo na luta pela inclusão, pelos direitos e pela emancipação da mulher angolana.
De acordo com a dirigente, a realização do 8.º Congresso Ordinário da OMA representa uma oportunidade ímpar para a reflexão dos progressos alcançados e os desafios por enfrentar na busca pela equidade de género.
Joana Tomás reafirmou que desde a sua fundação, a OMA tem sido um pilar fundamental na promoção dos direitos das mulheres, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.
Documentos aprovados e analisados
Durante os trabalhos, os membros do Comité Nacional discutiram e aprovaram o Plano de Actividades para o presente ano e o Projecto de Relatório de Balanço das actividades realizadas pelo Comité Nacional no período de 2021 a 2025.
Por outro lado, foram apreciados o Plano de Acção e Tese para o quinquénio 2026/2031 e o respectivo parecer da Comissão de Disciplina e Auditoria, assim como o Projecto de Ajustamento aos Estatutos da OMA.
A reunião consolida os preparativos finais para o 8.º Congresso Ordinário, evento que definirá as orientações estratégicas da organização para os próximos cinco anos.







